• Coopermais

Características de um Bom Silo

Ao se tratar de um silo onde a planta inteira será utilizada, o enchimento do silo deve ser feito em forma de cunha e com a declividade voltada para a boca do silo, evitando o acúmulo de água que pode vir a estragar o alimento armazenado.

Para manter a qualidade do alimento devemos manter uma densidade de 650 a 700 kg/m³ de planta inteira de milho, dessa forma a presença de oxigênio dentro do silo diminuirá rapidamente dando inicio a fermentação anaeróbica que irá, efetivamente, estabilizar a silagem. Lembre-se de encher o silo em camadas de 30 a 50 cm para possibilitar uma boa compactação.

Após ser fechada e coberta com lona, aguardado ao menos 30 dias, a silagem poderá ser aberta e utilizada na propriedade. Lembrando que, o silo deverá ser dimensionado conforme recomendações agronômicas para que possibilite a retirada de uma fatia de espessura de no mínimo 20 cm de toda a área frontal do silo por dia.

Uma vez que a silagem foi mal compactada ou a fatia de corte está pequena, a silagem ficará muito exposta ao ar e fornecerá condições para multiplicação de fungos e bactérias indesejáveis que não só diminuem a qualidade da silagem como também podem causar problemas reprodutivos e hepáticos nos animais.



Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

© 2020 por Coopermais