top of page
  • Coopermais

Colostro de Qualidade: A Importância da Rapidez no Fornecimento

O colostro é a primeira secreção da glândula mamária após o parto, ele é uma mistura de secreções lácteas e constituintes do soro sanguíneo da vaca. Por isso, considera-se colostro somente a primeira ordenha, posteriormente temos o chamado leite de transição. A composição entre eles muda ao longo do tempo, diminuindo drasticamente a concentração de anticorpos (IgG) e demais componentes conforme os dias passam.

Para que esse colostro tenha uma boa qualidade alguns cuidados precisam ser tomados, entre eles, a rapidez com que é feita a ordenha logo após o parto. Isto porque com o passar do tempo ocorre uma reabsorção dos anticorpos, e consequentemente redução da qualidade desse colostro.

Isto foi comprovado por Malantus Moore e colaboradores em 2005, que fizeram um estudo na Universidade de Missouri nos Estados Unidos que mostrou uma diminuição de 113 g/L para 76 g/L de Anticorpos (IgG) quando compararam a ordenha de um quarto mamário 2 horas após o parto com a ordenha de outro quarto mamário 14 horas após o parto.

Para chegar nesse resultado os pesquisadores utilizaram 13 vacas holandesas saudáveis que foram ordenhadas um quarto mamário por vez 2 horas após o parto, 6 horas, 10 horas e 14 horas, respectivamente. Esses colostros foram testados e apresentaram uma qualidade de 113 g/L (IgG) nas 2 horas após o parto, 94 g/L (IgG) 6 horas após o parto, 82 g/L (IgG) 10 horas após o parto e 76 g/L (IgG) 14 horas após o parto.

Esse experimento representa uma situação real e comum, em que muitas vezes a vaca não é ordenhada logo após o parto. Comumente, é esperado o horário da próxima ordenha ou até mesmo se permite que a bezerra permaneça com a vaca durante um certo período ou até mesmo por um dia inteiro. Ambas as situações podem prejudicar a qualidade do colostro, a primeira porque com o passar do tempo pode ocorrer essa reabsorção de anticorpos e a segunda depende do vigor da bezerra, que muitas vezes passou por um parto auxiliado e não vai conseguir levantar e mamar logo em seguida.

Além disso, também se sabe que ⁠dentro da vaca devido ao tipo de placenta a bezerra não absorve nada, ou seja, nasce zerada de defesas e depende totalmente do fornecimento de colostro para que tenha um primeiro mês de vida tranquilo e longe de doenças. Por isso, quanto mais rápido após o parto essa bezerra ter acesso ao colostro, maior será sua absorção e qualidade.



Comments


bottom of page