• Coopermais

Impactos da qualidade da água na produção de leite

A Contagem Padrão em Placas (CPP) é um parâmetro da qualidade do leite que nos indica como está a higiene da ordenha e dos equipamentos. De acordo com as instruções normativas em vigor (IN 76 e 77) esse valor deverá estar abaixo dos 300 mil UFC/ mL, e muitas questões irão influencia-lo.


Entre elas podemos citar desde o tipo de detergente, dosagens, temperatura da água e principalmente a qualidade da água utilizada. E aí ficam os questionamentos: “Você já analisou a água da sua propriedade?”, “Sabe dizer se ela tem condições de potabilidade?” É por isso, que atualmente é obrigatório que a água fornecida aos animais e também a utilizada para limpeza dos equipamentos possua um sistema de cloração permanente, independentemente da sua origem. Além disso, essa água deverá ser constantemente avaliada para ajuste da quantidade de cloro, que deverá se situar entre 0,5 e 2 ppm. Dessa forma, mesmo após a limpeza dos equipamentos o cloro ainda continua agindo e mantendo a carga bacteriana baixa.


Outro benefício que também pode ser citado é qualidade da água dos bebedouros dos animais. Quando utilizamos água clorada o crescimento do limo é dificultado, e assim, os cochos de água se mantém limpos por mais tempo, o que aumenta o consumo dos animais, auxilia no estresse térmico e ainda pode aumentar a produção de leite.


Um exemplo disso são os produtores Clóvis e Rosana Miranda, do município de Reserva - Paraná, sua média geométrica dos 3 últimos meses das análises de leite foram: CPP 45 e CCS 283. A água utilizada para limpeza dos seus equipamentos é clorada e mensurada regularmente para correta dosagem de cloro. Parabéns pelo ótimo trabalho que vocês vem realizando e por todo zelo pela produção de leite!