• Coopermais

Importância da Colostragem

Atualizado: Jul 16

A Colostragem é responsável pelo processo de transferência de anticorpos da vaca para a bezerra, já que o tipo de placenta da vaca não permite a passagem de anticorpos durante a gestação. Com isso, animais que recebem o colostro de forma correta são muito mais saudáveis e tem menores chances de contrair doenças, como diarreias em bezerras e até mesmo mastite em vacas adultas.

Para que o fornecimento de colostro seja eficiente, três fatores devem ser considerados:


  • Tempo;

  • Qualidade;

  • Quantidade de colostro fornecida.


O tempo ou momento da colostragem é com quantas horas de vida a bezerra recebe o colostro, e ele é importante porque a absorção dos anticorpos pelo intestino da bezerra diminui conforme o tempo passa, sendo efetiva até 6 horas após o parto e parando após as 24 horas.

A qualidade do colostro é o quanto de anticorpos ele irá fornecer a bezerra. Ele pode ser mensurado com auxílio do colostrômetro ou refratrômetro.

Por último, temos a quantidade fornecida de colostro, e para poder ter controle sobre essa quantidade é importante que o produtor ordenhe a vaca e forneça para a bezerra com uma mamadeira na quantidade ideal de acordo com o seu peso, conforme recomendações técnicas.



Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

© 2020 por Coopermais