• Coopermais

Mitos e Verdades sobre a produção e o consumo de leite

A fase que estamos passando na produção de leite não está fácil, e o que podemos fazer para tentar melhorar o cenário? Fazer a nossa parte e pra isso podemos estimular o consumo de leite e lácteos, desmistificando as Fake News que envolvem a produção e o consumo de leite! Vamos a elas:


1 • "O ser humano é o único mamífero que quando adulto ainda consome leite"

- O leite é um produto nobre, e por causa do consumo dele e de outras proteínas de origem animal é que evoluímos na cadeia alimentar.


2• "O leite de caixinha é cheio de conservante e não presta "

- O grande segredo do leite de caixinha é justamente a caixinha. Com um sistema de embalagem asséptica a caixinha mantem a validade do leite em até 4 meses fora da geladeira, fechada. Porém, uma vez aberta, azeda como qualquer leite que não é processado. Além disso, a ultrapasteurização, que é o processo térmico ao qual o leite é submetido (entre 130°C e 150°C, por um período de 2 a 4 segundos e, em seguida, é resfriado a temperatura ambiente) elimina a presença de bactérias e outros microorganismos que poderiam causar alguma doença nos seres humanos.


3• "O leite é cheio de hormônios"

- Quem está dentro da produção e toma o leite de sua propriedade, sabe que isso não é uma verdade. Toda medicação que é aplicada deve ser seguida conforme a bula, que já nos informa a carência do medicamento e quantos dias esse deverá ser descartado antes de ir pra consumo humano.


Além disso, o leite é uma excelente fonte de vários nutrientes essenciais, entre eles o cálcio, que no leite se encontra biodisponível, ou seja, pode ser absorvido imediatamente pelo nosso organismo. O consumo de leite também auxilia na prevenção de várias doenças como: arteriosclerose, diabetes e hipertensão.


E aí, já consumiu seu leite ou sua porção de lácteos hoje?