• Coopermais

Suas bezerras estão preparas para o inverno?

As bezerras saem do útero quentinho e agora caem direto nesse clima gelado, e por que isso é importante?


Para manter a temperatura corporal as bezerras gastam energia que recebem do leite, ou seja, o dinheiro que você gasta fornecendo leite que era pra ser usado para crescer, se desenvolver e manter a imunidade, acaba sendo gasto apenas para se manter aquecida. E isso, irá prejudicar o desenvolvimento, além de favorecer a queda de imunidade devido ao estresse pelo frio, causando maiores casos de diarreia e pneumonia, e aí teremos mais gastos com medicamentos e maior tempo para essa bezerra se desenvolver e até corremos o risco de perdê-la.

Em qual temperatura minha bezerra deve ser mantida então?


Temperatura ideal de acordo com a idade da bezerra:

- Logo após o parto até as 3 primeiras semanas acima de 20°C a 25°C;


- 3º Semana até as 6 primeiras semanas acima de 15°C;


- Após a 6º semana suportam sem perdas até 5°C, abaixo disso precisam de aquecimento.


Quais são os cuidados que podemos tomar para evitar bezerras doentes no inverno?


1º - Cuidar com a temperatura adequada do colostro e do leite diário, o leite deverá estar entre 39°C e 40°C quando for fornecido, mantenha a constância sempre!


2º- Cama feita de palha ou maravalha pra os 7 primeiros dias de vida (em casos de dias de frio rigorosos deverá ser mantido a cama até os 15 ou 30 dias de vida) se estiverem em cama seca e protegida do vento a bezerra irá perder menos calor


💡Dica: Em uma cama boa a bezerra se aninha e não é possível ver as patas. Outro ponto que pode ser avaliado é que ao encostar o joelho por 30 segundos na cama, o joelho deve sair seco.


3º- Sabendo das temperaturas ideais de cada fase da bezerra uma vez que a temperatura caia abaixo do ideal essa bezerra deverá ser protegida contra o frio. Além do abrigo já protegido do vento e cama de qualidade, o que mais podemos fazer? Podemos usar roupinhas nas bezerras, e elas poderão ser compradas ou feitas em casa, o importante é manter a bezerra quentinha.


4️º- Limpeza, por último e não menos importante, uso de água quente e desinfetantes para todos os utensílios como mamadeiras deverão ser redobrados. Assim como, bebedouros deverão ser higienizados com frequência.