top of page
  • Coopermais

Como Diminuir a CCS

Atualizado: 1 de jun. de 2020

A contagem de células somáticas (CCS), nada mais é do que a contagem de células de defesa e células de descamação do epitélio da glândula mamária. Quando a contagem está alta significa que a glândula mamaria está enfrentando uma infecção, sendo a mastite a mais conhecida.


A mastite pode ser clínica ou subclínica. A mastite clínica apresenta como principais sinais: grumos, inflamação e aumento de temperatura do úbere, e pode ser detectado por exame visual ou teste da caneca de fundo preto.

No caso da mastite subclínica, esses sinais não são vistos por ser uma infecção mais leve e que não chega a formar grumos, neste caso, é possível detecta-la através do resultado do CMT.


O laticínio faz a análise do leite para saber o valor atual da CCS do leite da propriedade. Este valor de acordo com a IN 77 não poderá ser maior que 500 mil cel/mL na média geométrica trimestral, e caso ultrapasse esse valor, o leite da propriedade poderá não ser recolhido até que leite volte a estar dentro do padrão.


E como o produtor pode abaixar a CCS dentro da propriedade? Seguindo alguns protocolos como:


- Realizar o teste da caneca de fundo preto todos os dias, eliminando sempre os 3 primeiros jatos de leite;

- Realizar o CMT (teste da raquete) a cada 15 dias e com base neste resultado criar uma linha de ordenha;

- Realizar a secagem dos animais com pomadas de boa qualidade e selante de teto;

- Descartar animais com mastite crônica.


Já segue todas essas dicas e ainda sim está com CCS alta? Se informe com o seu laticínio para contratar a Assistência da Coopermais que nós podemos avaliar a situação do seu rebanho e te ajudar com a solução mais indicada.



Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_


bottom of page