top of page
  • Coopermais

Ciclo de Palestras FORPRO UFPR - Palotina e COOPERMAIS

Nos dias 29/07 e 02/08 foram realizadas duas palestras na Universidade Federal do Paraná Setor Palotina para os alunos dos cursos de Agronomia e Veterinária a convite do Grupo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes – FORPRO, sob a coordenação do Professor Dr. Willian Gonçalves do Nascimento. Os temas abordados foram Criação e Desenvolvimento de Bezerras e Novilhas Leiteiras, pela Médica Veterinária Thalyane Rodrigues, e Planejamento Forrageiro, pelo Engenheiro Agrônomo Lucas Rebelo Colombo. O evento reuniu cerca de 60 alunos por palestra, e pôde trazer um pouco da vivência prática dos profissionais para dentro da sala de aula.

A aluna de Medicina Veterinária, Ana Yasmim Bora relatou: “Fiquei muito surpresa como pode ser vasto o conhecimento na área de criação de bezerras”, um assunto que muitas vezes acaba não sendo ministrado durante as disciplinas do curso. É muito importante essa troca de conhecimento com os alunos da universidade porque mostra uma outra opção de área de atuação, além de abrir possíveis portas profissionais.

A aluna de Agronomia, Gabriela Danieli Santos relatou: “a palestra sobre planejamento forrageiro nos proporcionou uma visão mais ampla da atuação do agrônomo em realizar o planejamento forrageiro em propriedades de produção de bovinos de leite. Demonstrou que é necessário orientar e recomendar as melhores formas de conduzir um correto dimensionamento de pastagem ou da produção de silagem, para que não falte volumoso dentro da propriedade, levando em consideração a realidade e os objetivos do produtor. Diante do exposto, promove ao produtor uma maior tranquilidade em relação a esse fator, consequentemente melhora a parte reprodutiva do rebanho, objetivando uma maior lucratividade, comprovado em sala, onde o palestrante nos demonstrou a importância de realizar um bom manejo da alimentação, reduzindo os custos e aumentando a receita estimada.”

Relato Prof. Willian: “A anos se fala no meio acadêmico e extensionista em se estreitar o elo interinstitucional e incentivar as ações entre estas instituições. Desta forma ações como estas do FORPRO/UFPR Setor Palotina e COOPERMAIS são fundamentais para trazer a realidade do campo e a experiência vivenciada pelos profissionais que estão na ativa, bem como o relato destes técnicos do antes, durante e depois do meio acadêmico, o que é muito importante na formação destes alunos.”






















bottom of page