top of page
  • Coopermais

Como Diminuir a CPP

A Contagem padrão em placas (CPP) , avalia a quantidade de bactérias presente no leite. Este valor está relacionado à higiene dos equipamentos de ordenha, assim como o resfriamento do leite após a ordenha.


Para que este valor esteja dentro do permitido pela IN 77 e/ou abaixo de 300 mil UFC/mL, temos algumas medidas a serem tomadas:


- Uso de detergente alcalino todos os dias, com água na temperatura entre 65ºC e 75°C, na concentração indicada pelo fabricante;

- Uso de detergente ácido três vezes por semana, com água na temperatura de até 50°C, na concentração indicada pelo fabricante;

- Limpeza manual dos copos coletores, teteiras, tarros de leite e entrada do resfriador frequentemente;



O resfriador deverá manter o leite na temperatura máxima de 4°C antes da entrega, sendo que, para atingir essa temperatura o resfriador deverá gastar no máximo 3 horas após a ordenha. Este leite deverá ser coletado pelo laticínio dentro de 48 horas.


Já segue todas essas dicas e ainda sim está com CPP alta? Se informe com o seu laticínio para contratar a Assistência da Coopermais que nós podemos avaliar a propriedade e te ajudar com a solução mais indicada.


Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

bottom of page