top of page
  • Coopermais

Desenvolvimento de Novilhas

Parto de novilhas aos 24 meses de idade?


A maturidade sexual de novilhas é mais dependente do peso corporal do que a idade do animal propriamente dita. Dessa forma, a taxa de crescimento irá influenciar a idade de puberdade e consequentemente, a idade em que a primeira parição ocorrerá.


Exemplo: novilhas que se desenvolvem lentamente por meio de um ganho de peso médio diário inferior a 350 gramas, só irão atingir a puberdade após os 18-20 meses de idade, para então, estarem aptas a serem inseminadas/cobertas. Se essa mesma novilha apresentar um ganho de peso médio diário próximo a 900 gramas por dia, a sua puberdade poderia acontecer antes dos 9 meses de idade.

A puberdade acontece quando o peso das novilhas estão entre 40 a 50% do peso corporal adulto, independente da idade. Por isso a importância da taxa de crescimento.


Ao se realizar o acompanhamento do desenvolvimento de bezerras e novilhas, a primeira inseminação ocorre quando as novilhas atingem entre 50 e 60% do peso corporal adulto (14 - 16 meses de idade) e dessa forma o parto acontecerá aos 24 meses de idade.

Mas não basta fornecer uma dieta altamente energética à novilha pois como consequência ela se tornará obesa e apresentará: alto risco de dificuldade de parto, problemas metabólicos pós-parto e mal desenvolvimento da glândula mamaria. Da mesma forma, se a dieta não conter os nutrientes necessários ou não for fornecida na quantidade ideal, a novilha pode vir a ter dificuldade de parto devido ao crescimento esquelético além de baixa produção de leite em sua primeira lactação.




Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

bottom of page