top of page
  • Coopermais

Pastejo de Aveia Para o Inverno

Atualizado: 16 de jul. de 2020

A aveia é uma excelente opção de volumoso para ser produzida durante o outono/inverno e pode ser destinada tanto ao pastejo dos animais quando para a produção de feno.


Possui teores de proteína que chegam a 23% e variam de acordo com:

  • Espécie;

  • Adubação;

  • Número de cortes ou pastejos;

  • Altura de corte;

  • Época de plantio.


Além de ser um alimento de excelente qualidade nutricional, ainda é capaz de oferecer quantidade abundante de matéria natural disponível aos animais baixando assim os custos de produção da atividade.

É indicado realizar a sua semeadura entre os meses de março e junho e o plantio pode ser feito a lanço ou em linhas, utilizando o espaçamento e a quantidade de sementes recomendada pelo técnico responsável.

O primeiro corte da aveia ou pastejo dos animais, poderá ser feito quando a planta atingir entre 30 a 40 cm de altura, e a altura da saída não poderá ser inferior a 10 cm do solo. Isto garantirá uma rebrota vigorosa e mais rápida, assim, o segundo pastejo poderá ser feito em aproximadamente 28 dias.

É importante ressaltar que uma aveia semeada com o intuito de forragem deverá ser disponibilizada aos animais antes de apresentar sementes, visto que, após a produção de sementes sua digestibilidade e seu teor de proteína diminuirão, e sua utilização pelo animal não será tão eficiente quanto poderia ser.



Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

bottom of page