top of page
  • Coopermais

Usos Alternativos da Aveia

Além de disponibilizarmos a aveia para o pastejo e corte para o fornecimento aos animais, também temos outras utilidades como: pré secado, feno e cobertura de solo. Vejamos as características e benefícios de cada opção:


  • Pré secado: consiste em cortar a aveia e deixá-la secando no sol até que atinja entre 40 a 60% de matéria seca e então seja enfardada. Para enfardar utiliza-se filmes plásticos específicos para esse fim e as "bolas" que são formadas podem ser armazenadas para a sua utilização posterior. Como é um material que apresenta maior teor de umidade, o mesmo não deve apresentar danos no plástico pois dessar forma a fermentação clostrídica acontecerá e o produto não poderá ser utilizado para a alimentação.


  • Feno: este por sua vez, busca reduzir a umidade para 15 a 25%, atingindo uma matéria seca de 85 a 75%, respectivamente. Este valor é atingido com o corte e exposição do material ao sol por aproximadamente 3 dias, de acordo com a temperatura e umidade do local.

Tanto o feno quanto o pré secado de aveia são excelentes opções, pois podemos produzi-los durante o inverno aumentando assim a oferta de volumoso para os animais.


  • Cobertura de solo: a utilização para esse fim trás inúmeros benefícios ao solo como reciclagem de nutrientes, elevada produção de fitomassa, redução de populações de plantas espontâneas, descompactação, aumento dos níveis de matéria orgânica do solo, aumento da retenção de água, proteção do solo contra erosões entre diversos outros benefícios.



Para mais informações, nos siga também no Instagram: @coopermais_

bottom of page